Amsterdam/Utrecht

Acordamos com chuva e temperatura mais baixa e esperamos até o último minuto para fazer o check out e pegar a estrada sem chuva. O primeiro trecho da viagem de moto levaria menos de 1 h até a cidade de Utrecht pela rodovia A2. Era um momento de grande expectativa, pois iríamos iniciar a viagem com as motos!

Bagagens presas, motos prontas!

Apesar de estar com os bancos originais, achei a moto muito confortável (para o garupa). A estrada é ótima, mas sem grandes atrativos em termos de paisagens nesse trecho, com exceção dos cata-ventos gigantes para a captação da energia eólica. Ventou bastante, como era de se esperar! Mais do que estamos acostumados aqui pelo Brasil... Mas nossos pilotos são experientes e tiraram de letra! 😏 Não saímos com a GoPro acoplada ao capacete do Mario por causa da chuva... Mas deu pra fazer alguns vídeos bem amadores com o celular na chegada a Utrecht.

Nossa hospedagem em Utrecht era um quarto na casa de um holandês chamado Gerben, que reservamos pelo Airbnb. A casa fica em uma parte mais afastada do centro da cidade, totalmente residencial, bem bucólica e tranquila.

Nosso anfitrião nos recebeu com muita simpatia! Descarregamos as motos, nos acomodamos no quarto e seguimos o conselho do Gerben de ir para o centro caminhando. Ele nos deu duas opções: a avenida principal de comércio dessa parte da cidade, bem movimentada e um caminho secundário pelas ruas residenciais, mais tranquilo. Escolhemos o caminho mais movimentado, pois estávamos com fome e precisávamos almoçar!

Nossa parada para o almoço foi o Kebap Fabriek, uma loja tipo fast food dentro do prédio da mesquita (Ulu Camii Moskee, Utrecht). O prédio da mesquita é bem impressionante! A comunidade muçulmana em Utrecht é bem grande. Comemos bem e barato! O almoço estava farto e gostoso.

Mario, todo satisfeito com seu kebap.

Depois de alimentados, era a hora de partir para o centro da cidade e explorar! A cidade é bem maior do que estávamos esperando! Cheia de construções antigas e modernas e esculturas espalhadas pela cidade. Muitas pessoas nas ruas e muitas bicicletas!!! Passamos por um mercado de rua (amo mercados de rua!!!!) com barracas de flores, roupas e acessórios e avistamos uma barraca enorme só de nuts 😋, o Will's Notenbar.

Após atravessarmos um dos canais, já foi possível avistar a Domtorem... Em obra! Mas ainda assim impressionante. Utrecht tem uma igreja muito antiga, a Domkerk e uma torre, Domtorem, que fez parte da Igreja no passado, mas foi separada por um tornado em 1674 e assim permanece até hoje. Vou deixar essa história pro Mario contar... Ele tirou várias fotos no interior da igreja! Para saber mais sobre essa história, clique aqui.

É possível subir na torre, mas não conseguimos, pois já tinha passado o horário... Na praça da torre existem ainda outros prédios muito bonitos que fazem parte da Universidade de Utrecht.

Depois de conhecer a Igreja e a Torre, passeamos pelas ruas e canais da cidade e visitamos duas lojas de jogos de tabuleiro (somando mais hobbies à viagem!): a Never Never Land e a The Joker a loja mais antiga de jogos da cidade. Utrecht é a capital dos jogos de tabuleiro na Holanda. Compramos na The Joker um jogo chamado Cruzades, que foi desenvolvido por um tcheco enquanto estudava na Universidade de Utrecht. A latinha veio numerada e com a assinatura do desenvolvedor. É ou não é um suvenir maneiro?

Depois das compras, tentamos sentar em um dos bares à beira do canal, mas a maioria deles fecha cedo, por volta das 18h. Na busca por um lugar para fazer um happy hour, fomos surpreendidos por uma chuva forte e fomos obrigados a nos abrigar por pelo menos uns 30 min sob uma marquise... Chegou a chover granizo!!!!

Mesmo com os guarda-chuvas emprestados pelo Gerben, ficamos ensopados!!! Depois que a chuva diminuiu, conseguimos correr até o shopping, perto da estação central e nos abrigamos lá por mais um tempo, até a chuva parar de vez. Decidimos passar no mercado e comprar uns petiscos e cervejas para degustar em casa, pois estávamos molhados e com frio e um banho quente seria ótimo! Voltamos para casa pelo caminho beirando o canal, tranquilo e singelo. Pudemos ver o moinho, que é um dos pontos turísticos da cidade, mas que já estava fechado. Passamos a noite em casa, comendo, bebendo e conversando.