Cheios de coragem com a estratégia do dia anterior e loucamente querendo aproveitar mais um pouco das lindas praias de Iriri, tomamos café cedo e fomos para a Praia de Santa Helena, a mais distante da pousada, depois da Praia dos Namorados. Ir a pé foi um erro, por causa da distância e das ladeiras a serem vencidas para alcançar esse paraíso escondido. No entanto, o final dessa história corrigiu esse erro e o transformou numa surpresa genial.

A ida foi cansativa e toda cheia de proteção. FPS 50 antes de sair da pousada, boné, panos diversos e a tal blusa de proteção ao sol. A praia só tem uma barraca, ao lado de uma amendoeira de copa ENORME e por ali ficamos. Como chegamos relativamente cedo, conseguimos uma mesa sob a parte mais densa da copa da árvore e garantimos sombra. A sombra por si só não garante a proteção do sol, mas ajuda muito.

Na hora de entrar na água, colocamos as blusas de proteção e entramos sem medo. Admito que inicialmente é estranho entrar no mar com uma blusa de manga comprida. Achei que ficaria desajeitada, atrapalhando os movimentos na água… Mas a bendita é maravilhosa. Parece que não se está vestindo nada. Você nem sente a danada no corpo. Adorei e devo usar com frequência nessa viagem e em outras (praias e viagens). Incrivelmente, ela não esquenta, mesmo depois de seca e você caminhando sob o sol forte.

Para comemorar, comemos camarão empanado na barraca, que tem ótimo atendimento e serviço rápido. Depois de comer e beber, tomei uma ducha de água doce após o último mergulho. Pedi sugestões sobre o retorno, se só tinha as tais ladeironas e o Daniel, que nos atendeu, explicou que dava para ir pelas pedras de boa, rumo à Praia dos Namorados. Me certifiquei que até desajeitados como nós conseguiriam e lá fomos nós. Pois bem, ter ido a pé realmente valeu a pena. No caminho pelas pedras, fomos acompanhando grupos de tartarugas que curtiam a proximidade das pedras em manobras aparentemente arriscadas. Uma beleza! Além disso, ficar nas pedras com vista para ambas as praias foi a cereja do bolo.

Atravessamos tudo de volta, evitamos o morro e… banho, pomada e cama! Fechamos o dia com Tapiocas da Marli, bem ali na Costa Azul e caminhada de namorados pela noite iluminada da praia.

Iriri foi uma grata surpresa. Eu ouvia falar das praias do sul do ES, principalmente as mais famosas - Guarapari e Marataízes. No entanto, a pérola da região me parece ser Iriri. Eu gostei particularmente das praias em si, pois elas são pequenas, em enseadas bem fechadas, o que torna as águas extremamente calmas e convidativas para banhos. Além disso, a água é cristalina. Já não tenho aptidão ou desejo por ficar batalhando contra ondas para me manter no mar. Então eu realmente me apaixonei por Iriri e pretendo voltar lá quando for possível. Mas é um lugarejo, com o mínimo de comércio para os turistas. Qualquer necessidade mais específica, precisa ir até Piúma, ao sul, ou Anchieta, ao norte. Apesar do deslize do 2o dia, Iriri marcou a viagem, que está só começando!