Saímos muito cedo da pousada (5:30), sabendo que o próximo trecho da BR seria tão longo quanto o trecho Iriri-Alcobaça. Apenas 55km até Eunápolis para abastecimento e início de mais uma saga… Por uma questão nostálgica, resolvi parar no Posto Flecha de Itamaraju (+80km) para café da manhã e foto na frente da placa para enviar a Stenio e Eliane.

O bom e velho Posto Flecha.


Retomando as boas práticas, abastecemos após apenas 100km no Posto 3 Doutoras (naquela Lancheria Giovanni, lembra?) e descansamos 10 minutos. Ou seja, a estratégia de paradas rápidas e frequentes. Não é à toa que chegamos bem menos cansados em Pancas do que quando chegamos em Alcobaça. Mas admito que dessa vez nós rodamos menos na BR-101 e isso certamente diminui o estresse. Mais 100km e chegamos em São Mateus, onde saímos para o interior do ES após abastecimento. Para minha supresa, a rodovia que pegamos ali cruza todo o norte do estado, entra em Minas e desce para São Paulo, passando por Belo Horizonte! Pois é, sabe que rodovia é essa? É a BR-381! Sim, ela mesmo: a Fernão Dias, importante ligação da cidade de São Paulo e Belo Horizonte. Pois ela termina em São Mateus. Curioso, né?



O trecho da Fernão que pegamos é pista simples, mas asfalto bom e pouco movimentado. Muitas fazendas de pimenta do reino ao longo da estrada. Após passar Nova Venécia, saímos da Fernão sentido sul para São Gabriel da Palha, onde paramos para abastecer e descansar (de novo 100km). De lá a gente já avista o Monumento Natural dos Pontões Capixabas e após apenas 70km chegamos em Pancas. Fomos diretamente para a Pousada Recanto das Montanhas, que tínhamos reservado. É um point onde muitos aventureiros se hospedam para fazer passeios nos Pontões. Bom, chegamos e NÃO TINHA VAGA. Depois de muito esperar o dono chegar, ele pediu desculpas e nos alocou num hotel no centro de Pancas que também é dele: Hotel Acácia. O tal hotel é horrível, na beira da rua principal, por onde passam, dia e noite, os caminhões carregados de granito. Depois de um dia de estrada cansativo e expectativas com os Pontões, a chegada não poderia ter sido pior. Mal sabíamos nós o que ainda estava por vir... Comemos ali por perto mesmo e fomos dormir frustrados.

Pelo menos a vista do quarto era boa.