Dia de passeio histórico. Aniversário de 40 anos da Mariana! Como a previsão do tempo não estava lá essas coisas, decidimos aproveitar o último dia na Bahia para conhecer o Centro Histórico de Porto Seguro. Após o café da manhã, saímos do hotel em direção ao ferry que leva de Arraial a Porto. O ferry faz a travessia em mais ou menos 10 min todos os dias em intervalos regulares. As taxas variam de acordo com o tipo de transporte (passageiro, motocicleta, automóvel, ...) e podem ser consultadas neste link.

Chegando lá, paramos a moto em um estacionamento e seguimos para o Centro Histórico. Importante: aconselhamos que você contrate um guia. Alguns moram na vila ou são descendentes dos moradores da vila e a visita fica muito mais interessante! Nosso grupo tinha umas 5 pessoas e o passeio foi bem legal!

O Centro Histórico de Porto Seguro foi tombado como Patrimônio Histórico Nacional pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) em 1973 e reconhecido pela UNESCO no ano 2000 como Patrimônio Natural da Humanidade. Logo na chegada podemos ver a Igreja de São Benedito, construída pelos jesuítas em meados do século XVI e guarda as ruínas da primeira escola jesuíta do Brasil.  

Igreja de São Benedito


Atualmente, 48 construções ainda estão de pé na vila. Muitas são um misto de moradia e comércio. O guia nos explicou que, quanto mais elaboradas eram as fachadas, maior era o status social e econômico de seus residentes. Também é possível comprar artigos indígenas, produzidos pelos índios que vivem na região.

Casas coloridas da vila


Além da Igreja de São Benedito e do casario, pode-se visitar a igreja mais antiga do Brasil, a Igreja Nossa Senhora da Misericórdia datada de 1526, que conserva sua parte central e paredes originais. Em seu interior pode-se conhecer a imagem rara do Nosso Senhor dos Passos que tem olhos de vidro, dentes de marfim e gotas de sangue confeccionadas em rubi.



 INSERIR FOTO DA IGREJA


Outro marco importante do Centro Histórico é o Marco do Descobrimento. O monumento, que consiste em uma coluna esculpida em padra, gravada com a Cruz de Malta foi trazido de Portugal no início do século XVI para demarcar o território.


INSERIR FOTO DO MARCO DO DESCOBRIMENTO


A vila possui ainda uma enorme construção onde funcionaram a cadeia e a Cãmara de Poto Seguro e que atualmente que abriga o Museu do Descobrimento. Infelizmente, não conseguimos visitá-lo, pois estava fechado. Segundo informações de diversos sites, o museu guarda uma carta de Américo Vespúcio que contém as impressões do explorador italiano sobre o Brasil.


INSERIR FOTO DO MUSEU


Além das igrejas, do casario, do Museu e do Marco do Descobrimento, é possível CONHECER o Farol de Porto Seguro, datado do início do Século XX. O Farol pertence à Marinha do Brasil e apresenta uma vista belíssima do litoral.



Depois do passeio, voltamos para Arraial e almoçamos no restaurante Rabanete (Rua Santa Rita, 88), passamos no mercado e compramos uns frios para comemoração dos meus 40 anos! Como teríamos que sair cedo no dia seguinte, pois o trecho até Pancas é longo. Optamos por dormir cedo, mas comemorar meu aniversário com um espumante, comprado em um mercadinho obscuro perto da nossa pousada...

De volta à Pousada Universo, descansamos um pouco e descemos para o refeitório para a comemoração. Simples, porém muito saborosa e em excelente companhia! Feliz aniversário para mim!