A Pousada do Beco era BEM simples, mas o ar condicionado deu conta e acordamos descansados o suficiente. Arraial estava a apenas 240 km de distância, então aproveitamos o café a partir das 7:30 para dormirmos mais e descansar das aventuras no mar. Minha tontura até passou!



Pegamos novamente a estrada sentido Alcobaça, que na verdade é a bendita BA-001, a norte-sul baiana por onde eu tanto viajei pela Costa do Dendê num passado distante. Mas dessa vez seguimos direto sentido Prado. Depois de Alcobaça, a estrada fica horrível, com buracos enormes e vários trechos sem asfalto. Simplesmente a estrada se transformava em buraqueira na terra. Para a moto, estava até bem fácil de passar, mas o problema é o susto dos buracos após curvas ou trechos de alta velocidade. Por isso me mantive atrás de outros veículos o tempo todo, mesmo depois de passarmos por Prado e pegarmos a estrada para Itamaraju para acessar a BR. Ou seja, confirmamos a deterioração dessas estradas que ficaram sendo usadas durante a interdição da 101.

Chegando a Itamarajú, com o Monte Pescoço ao fundo.


Paramos num posto dentro de Itamaraju mesmo, a 2 km da BR. Abastecemos e comemos um pouco, porque o café da manhã da Pousada do Beco não estava de fato pronto quando descemos e mesmo assim era muito fraco. O casal de donos da lanchonete e posto são muito simpáticos, oferecem bons produtos e a estrutura é ótima. Compramos até um molho de pimenta que eles vendem por lá, com maracujá. Eunápolis, pela BR, mais 90 km, outro abastecimento e seguimos para o litoral. Agora sim, estrada boa, afinal, estávamos indo em direção a um lugar badalado (Porto Seguro) e, portanto, bem cuidado. Porém, quando fizemos o desvio para Arraial, o asfalto piora, mas nada grave. Chegamos na Pousada Universo às 14:00, deixamos os pertences no quarto e nos dirigimos ao centro para lavar roupa e almoçar. R$26 para lavar e secar (13/etapa), num sistema automatizado e fácil de usar. 

Comércio bonitinho na Praça Brigadeiro Eduardo Gomes, no centro de Arraial.


Passeamos pelo centro histórico, igreja, lojinhas e tal. Voltamos e pedimos iFood de hamburguer. Melhor pousada até agora e, definitivamente, o melhor quarto. Espaçoso, cama excelente, banheiro grande, chuveiro bom… Sem contar o staff da pousada e sua estrutura, que inclui uma boa piscina. O cansaço acumulado de Abrolhos e estradas malditas estava passando. Um Torsilax essa noite jogou a pá de cal nessa fadiga.

Igreja Matriz Nossa Sra. d'Ajuda.


Vista dos fundos da igreja. Ah, o mar da Bahia...