Nosso vôo foi direto para Amsterdã, pela KLM. Quando for comprar passagem para Amsterdã, vai perceber que os da KLM são diretos, porém eventualmente mais caros. Esperamos uns dias e valeu a pena: o preço baixou e quase se igualou ao das outras companhias, porém direto e por isso bem mais curto. 

Ao chegarmos no aeroporto de Schipol, a prioridade era encontrar a plataforma do trem expresso (Sprinter) que nos levaria ao hotel e comprar tickets. Compramos tickets para 3 dias de transporte público no balcão da GVB no aeroporto: 24€/pessoa. O ticket serve para trem, tram, metrô e ônibus. Mas atenção: somente para os transportes operados pela GVB. OK, ela monopoliza os transportes na cidade, mas alguns ônibus não são da GVB. Confira a página da GVB para se atualizar sobre valores: GVB


O hotel, apesar de afastado do centro (inclusive, ele fica depois do anel rodoviário - A10 - da cidade), fica bem localizado em termos de transporte público. De fato, atrás dele fica a estação Lelylaan, que integra com metrô e tram e trem (e ainda é parada do Sprinter). 

O hotel fica bem colado no anel rodoviário e a estação Lelylaan um pouco mais para fora. Ambos ficam na altura do Vondelpark. Na ponta oposta do parque fica a praça dos museus. O bar Craft & Draft, também marcado no mapa acima, foi nosso destino dessa primeira noite.


O King's Court Hotel é um bom hotel 3 estrelas. Amsterdã é cara, então até os Airbnb são caros. O nosso caso era ainda mais complicado porque éramos 3 pessoas. O KC foi a melhor escolha porque ele tinha quartos para 3 e o valor era bom. Antes de fazer a reserva, entretanto, eu vi que havia uma estação de tram ao lado dele (Derkinderenstraat). As duas linhas que passam lá (1 e 17) vão até o centro por caminhos ótimos para o turista. O quarto em que ficamos na chegada era beeeem grande e bem equipado. Foi uma ótima escolha, pois pudemos ter conforto e "boa localização" logo na chegada.

Viu como o hotel fica afastado? É aquele ali no pino vermelho no mapa. Na verdade, de tram era bem rapidinho pro centro.


A questão do KC é que ele é difícil de achar. Não está no Trivago, não está no Booking... Encontrei ele no Amoma, um site similar pouco conhecido. Aliás, no planejamento dessa viagem descobri que sites como hoteis.com, booking, Expedia, etc nem sempre disponibilizam todos os seus hotéis no Trivago ou no Kaiak. Portanto, vale a pena catar em cada um desses. E foi assim que encontrei o KC no Amoma. No final das contas, gostamos muito do hotel, nos serviu perfeitamente. O café da manhã, incluído na estadia, era simples, porém bom.


Primeira saída


Apesar do cansaço, não demoramos muito no hotel. Saímos para comprar chips para os celulares. Decidimos pela Vodafone, pois é a mesma companhia que Jéssica e Feliz usam (prima da Mari e marido) e eles iriam nos encontrar em Bruxelas. A loja que escolhemos não era a mais perto do hotel, mas se encaixava na nossa escolha para fechar o dia: o Vondelpark e o Craft & Draft, um pub ali perto. Por 15€, pegamos uma promoção de chip com 4Gb de internet, mais do que suficiente para a viagem toda. E o chip é válido em todos os países onde iríamos. O único alerta é o seguinte: apesar do chip funcionar na Alemanha, ele não pode ser carregado lá. Bom, isso não seria problema para nós.

O tram 17 segue pela avenida da loja da Vodafone, enquanto o 1 vai pela paralela que margeia o Vondelpark, ambos em direção ao centro. Para ver mapas das linhas de trem e metrô de Amsterdã, clique aqui.


Caminhamos até o Vondelpark e um bocado lá dentro. O parque estava cheio, mesmo numa segunda feira. Devia ser umas 18:00 e o sol estava ótimo. Muitas pessoas usando as quadras esportivas, alguns em piscinas e a maioria simplesmente sentada na grama, fazendo piquenique ou aproveitando o sol. O parque é bonito e muito bem mantido: limpo e com bom equacionamento de trilhas de bikes e áreas verdes. Muita gente de bicicleta passando na volta do trabalho ou chegando para curtir o parque. Entramos propositalmente por uma entrada afastada do bar onde iríamos para andar pelo parque e sair lá perto do bar. Assim pudemos aproveitar o parque e nos manter na direção do bar... 

Vista do Vondelpark.


Dá pra levar ao parque uma penca de crianças nesta cestinha...


Encontrei o Craft & Draft ainda no planejamento da viagem, quando procurava um bar próximo do hotel para o primeiro dia. Perto mesmo do hotel, para ir andando, não tem, mas na rua desse bar passa o tram 1 que também passa no hotel. Então foi moleza a escolha.


O C&D é um pub onde os bartenders se revezam nos dias mais fracos. Como era uma segunda feira, só tinha um bartender, Jorik, que era muito gente boa e nos explicou cada uma das cervejas na torneira. Ah, eu ainda não falei? São 40 torneiras. 40. Quarenta. QUARENTAAAAAAAAA! Cara, clica aqui e vai dar uma olhadinha pra não dizer que estou mentindo...

Para quem estava duvidando....


Queijinho e linguiça para acompanhar. Foi o perfeito fechamento do dia. Todos nós 3 adoramos o bar. Fora do centro, fantástica variedade, bom atendimento, bom ambiente. Cada bartender tem uma indicação de cerveja, que fica escrita num quadro (e a indicação do Jorik era muito boa). Realmente muito boa vibe o local. Recomendamos a todos.

Mari foi de vinho.


E eu... bem, eu fui de cerveja mesmo!


Bacana o local.


Adoramos!